A Diferença Entre Tentar e Fazer

A Diferença Entre Tentar e Fazer – Há uma cena muito peculiar ep. V de Star Wars. Enquanto Yoda está ensinando  Luke a usar a força, ele pede que Luke retire sua nave do pântano usando apenas sua mente.

Obviamente Luke acha que isso é impossível. Ele consegue mover alguns objetos usando a força. Mas uma NAVE? Aí já é totalmente diferente, não?

Yoda pacientemente explica que apenas há diferença na mente de Luke. Luke, por sua vez, concorda é diz que tentará.

A famosa fala de Yoda diz: Não. Não tente. Faça. Ou não faça. Não existe o “tentar”.

Por Que Tentar Não Funciona?

Tony Robbins deu conselhos semelhantes para uma mulher que estava tendo dificuldades em seu casamento. Ela se levantou em um de seus seminários para fazer uma pergunta. Ela reclamou que tinha “tentado de tudo” para melhorar seu relacionamento com seu marido, mas nada mudou.

Tony passou a fazer uma distinção que considero de vital importância. Ele pediu à mulher para tentar pegar a cadeira em que estava sentada. Ela se virou e pegou a cadeira.

Tony disse: “Não, você pegou. Eu disse para tentar pegá-la.

A mulher parecia confusa. Tony repetiu: “Tente pegá-la.” A mulher ficou parada ali, sem saber o que fazer.

Tony continuou: “Não, agora você não está pegando. Eu disse para tentar pegá-la.” Novamente, ela pegou a cadeira.

Mais uma vez, Tony, disse: “Não, você pegou a cadeira. Eu pedi para você tentar pegá-la. Ou você o pega, você não o pega, ou você tenta pegá-la.

Pare de Tentar. Faça!

A questão é que, quando dizemos que estamos tentando, realmente não precisamos fazer nada. O “tentar” também nos fornece uma desculpa para o motivo pelo qual não conseguimos o resultado que dizemos que queremos.

Você entende a diferença? Você quer fazer alguma coisa ou não fazê-la. Tentar é realmente o mesmo que não fazê-lo. Apenas torna mais fácil para nós deixar-nos fora do gancho quando falhamos.

Onde você está tentando melhorar?

  • Você está tentando entrar em forma – ou está entrando em forma?
  • Você está tentando melhorar seu casamento – ou está melhorando seu casamento?
  • Você está tentando fazer mais vendas – ou está fazendo mais vendas?

 

3 Sugestões:

Talvez seja hora de parar de tentar e simplesmente fazer. Aqui estão três sugestões:

 

1. Elimine a palavra TENTAR do seu vocabulário. A linguagem é sutil. As palavras que usamos podem nos programar para executar certas funções. Usar o termo errado pode criar um resultado que não pretendemos.

Tentar” é uma palavra sem valor que não realiza nada. Pode nos fazer sentir melhor quando falhamos, mas na verdade induz o tipo de comportamento que leva ao fracasso.

2. Decida fazer ou não fazer. Se você não quer fazer algo, tudo bem. Não faça isso. Mas não finja que tentar é o mesmo que fazer. São duas posturas completamente diferentes.

Isso é o que Yoda estava dizendo a Luke. Tudo de importante que realizamos começa com a decisão. Não entramos em nossas maiores conquistas. Nós nos comprometemos e depois os fazemos acontecer.

3. Comprometer-se 100% com o resultado desejado. Como o gerente de projeto no Apollo 13 disse: “Falha não é uma opção.” Não desista. Não se contente em tentar.

Lembre-se do ponto nº. 1 acima. A linguagem é sutil. Quando nos sentimos confortáveis com a tentativa, mesmo um pouco, abrimos a possibilidade de fracasso porque tornamos respeitável sair do campo antes do apito. Não se dê a si mesmo.

Deixe um comentário

*

code