Home Office – você já teve essa experiência?
O Coronavírus fez com que muitas pessoas tivessem que experimentar o home office pela primeira vez.
Fizemos uma pesquisa para levantar as 8 principais estatísticas mostrando como tem sido o trabalho em casa para os brasileiros.
-
Estão gostando de trabalhar no regime home-office:
Primeira pergunta da pesquisa. Quase 70% dos entrevistados respondeu que estava gostando de trabalhar de casa! Fique atento a esse número para compararmos com o final da pesquisa.
-
Tamanho da empresa que elas trabalham:
Lembrando que empresas maiores tem mais vagas de emprego, sua adesão a home office tem sido considerável.
-
Ja tiveram experiência com home office antes:
METADE caiu de para-quedas no home office. Mesmo que não seja um home office fixo, a outra metade já tinha uma noção de como seria trabalhar de casa.
-
Nível de Produtividade:
Se você não se organizar da forma certa, sua casa vai te distrair. TV, a cama, a família, etc. No item 7 vamos abordar os itens que ajudam a aumentar a produtividade no home office, já que fazem com que a pessoa se sinta melhor.
-
Apps ou Serviços utilizados p/ se comunicar com a equipe:
Hangouts – Google Hangouts é uma plataforma de comunicação, desenvolvida pela Google, que inclui mensagens instantâneas, chat de vídeo, SMS e VOIP
Skype e Skype for Business – é um software que permite comunicação pela Internet através de conexões de voz e vídeo
WhatsApp – é um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones. Além de mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens, vídeos e documentos em PDF, além de fazer ligações grátis por meio de uma conexão com a internet.
Slack – é uma plataforma proprietária de mensagens instantâneas. Gerencie todas as peças dos seus projetos no Slack, um espaço de colaboração para trabalho.
Webex – WebEx Communications Inc. é uma empresa do grupo Cisco, que fornece aplicativos de demanda, reunião online, web conferência e aplicações de vídeo conferência.
Microsoft Teams – O Microsoft® Teams substitui o Skype for Business Online como a solução profissional de reuniões online da Microsoft.
Whereby – O Whereby é uma ferramenta flexível que fornece video conferências no navegador – sem downloads e logins para convidados
Google Keep – O aplicativo permite a criação e acesso de notas via celular ou via web e pode ser sincronizado com o Google Drive.
-
Maiores dificuldades:
– Disciplina e Foco
a maior dificuldade relatada. Em casa existem inúmeras distrações. Uma dica é organizar tarefas que serão realizadas; e ter como meta cumpri-las.
– Familiares não respeitam o momento de trabalho
não existe um padrão familiar. Cada família é de um jeito. Um fone de ouvido com isolamento de ruído pode ajudar a se concentrar e trabalhar focado.
– Dúvidas e Solicitações a equipe de trabalho
acostumados a ter contato físico, alguns relataram que tem dificuldades em solicitar itens e tirar dúvidas. Uma plataforma como o Slack com toda equipe ajudaria nessa questão.
– Calor
Verão no Rio de Janeiro. Enquanto no escritório você encontra um ar condicionado de qualidade, em casa você nem sempre tem, ou se liga-lo, precisa arcar com a conta de luz no final do mês.
– Conforto (cadeira adequada, ar condicionado)
Principalmente os que nunca trabalharam em home office, não dispunham de um espaço separado para o trabalho. Então, precisam improvisar. Mas esse improviso pode reduzir sua produtividade com: dores nas costas, barulho, calor, etc.
– Baixa qualidade da internet em casa
muitas regiões do Brasil tem internet de baixíssima qualidade. Enquanto algumas residências tem internet com 200Mb, outras nem 10Mb. Fora a baixa qualidade do sinal. Em caso de quarentena, não há o que fazer. Caso seja um home office fixo, procure um espaço compartilhado, como cafeterias e co-working de shopping.
#NAOSAIADECASA
A sugestão do co-working é para momentos FORA da quarentena, caso você trabalhe fixamente em home-office.– Problemas com servidores internos da empresa
por serem servidores internos, muitos focam no seu funcionamento dentro da empresa. Quando acessados por links externos, apresentam instabilidade.
– Controlar as horas trabalhadas
no escritório, deu 18h, você vai embora. Em casa, com horas mais flexíveis, você pode não conseguir controlar essas horas. Caso você trabalhe por projeto, controle as tarefas. Caso trabalhe por horas, marque as horas trabalhadas e as pausas.
– Filhos
item que foi interceção das dificuldades e benefícios. Enquanto estar próximo da família é um benefício incrível, sem controle ela atrapalha. Principalmente em tempo de quarentena, onde as crianças estão em casa em tempo integral, fica difícil conciliar o trabalho e a atenção às crianças.
-
Maiores benefícios:
Trânsito e Deslocamento
Relatos de até 5h de economizadas num dia, considerando ida e volta do trabalho. Fora o stress de conduções lotadas, esperar um ônibus e até ir em pé até o destino.
– Ficar próximo da família
quem trabalha fora perde horas de relacionamento com a família. No home office você consegue interagir durante os períodos de pausa e descanso. Os entrevistados com filho pequeno descrevem como uma benção.
– Vestir-se de forma confortável
não é só o conforto da roupa em si, mas também o trabalho de prepara-la para o trabalho. Lavar, passar e até escolher o que vestir.
– Flexibilidade nas horas de trabalho
algumas empresas trabalham por projetos. Então você pode ser organizar para entregar o projeto final, organizando o horário da melhor maneira para você.
– Mais horas de sono
“Já acordo na hora de trabalhar!” – foi um dos relatos que recebemos. Mais horas de sono, humor melhor, saúde melhor… por aí vai.
-
Após a experiência atual, preferem home office ou presencial?
Enquanto na pergunta 1, quase 70% dos entrevistados se disseram satisfeitos com a experiência de trabalhar em casa, no final das contas, há quase um empate quanto a trabalhar presencialmente e trabalhar home office.
No item 6 pudemos ver as maiores dificuldades, mas algumas delas não são fáceis de resolver, como por exemplo a qualidade da internet em casa.
Ainda que relatem a melhora na qualidade de vida, metade ainda prefere o trabalho presencial.
E você? Acha que está pronto para trabalhar de casa?
Deixe seu comentário.